Notícias

 | 06/11/2008 18h37min

Berlusconi chama Obama de "bronzeado" e desperta críticas

Para líderes da oposição, as declarações do chefe de governo italiano são "piada de cabaré"

Líderes políticos italianos da oposição criticaram nesta quinta-feira as declarações do premier Silvio Berlusconi, que chamou o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, de "jovem, belo e bronzeado".

— As expressões usadas em Moscou por Silvio Berlusconi ao se referir a Obama atingem gravemente a imagem e a dignidade de nosso país no cenário internacional e podem provocar uma rachadura nas relações de amizade com os Estados Unidos e com o povo que deu ao mundo um grande sinal de esperança e mudança — afirmou Walter Veltroni, líder do Partido Democrata (PD), derrotado por Berlusconi nas últimas eleições.

Veltroni acrescentou que "esta falta de respeito geralmente caracteriza os comportamentos públicos do premier".

Pedido de desculpas

O chefe da oposição também pediu que a Itália se desculpe formalmente com Obama e aconselhou os membros da coalizão do governo de se distanciarem destes "intoleráveis comportamentos".

Conversando com a imprensa após um jantar em Moscou com o premier russo, Vladimir Putin, Berlusconi disse que a vitória de Obama "foi saudada pela opinião pública mundial como a chegada de um novo messias".

— Vou tentar contribuir com a melhora das relações entre Rússia e Estados Unidos — destacou o premier italiano, antes de confessar que disse ao presidente russo, Dimitri Medvedev, que Obama "tem tudo que é necessário para se dar bem com ele, porque é jovem, bonito e bronzeado, por isso eu acho que poderão desenvolver uma boa colaboração entre eles".

"Racismo implícito"

O líder da bancada da Itália dos Valores (IDV), Massimo Donadi, também criticou a atitude de Berlusconi, destacando que "nunca antes um chefe de governo foi tão baixo, com piadas de cabaré que revelam um racismo implícito".

Outros representantes do IDV e do PD condenaram as palavras de Berlusconi no Parlamento, onde o chefe o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Pierluigi Castagnetti (PD), declarou:

— Estamos profundamente ofendidos e expressamos toda nossa indignação ante um chefe de governo que, se expressando deste modo, arranha a imagem internacional da Itália.

Informado sobre estas reações, Berlusconi respondeu aos jornalistas com tom surpreso, "realmente existe alguém que acredite que o que eu disse não foi um elogio?".

— Se agora entram em cena os imbecis, estamos perdidos: que Deus nos salve dos imbecis — concluiu o premier italiano.


Perfil, análises, fotos e comentário sobre
o novo presidente dos Estados Unidos




Confira a cobertura direto dos EUA


ANSA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.